TI é um investimento e não um custo

TI é um investimento e não um custo

Uma empresa como a Netscanner é sua aliada, use-a!

A tecnologia faz parte da vida das pessoas e das empresas há bastante tempo e, principalmente nos últimos anos, se tornou algo essencial para a maioria das organizações.

Hoje, dificilmente encontramos empresas que não utilizam soluções tecnológicas em seus negócios. Mas, será que as empresas hoje já enxergam claramente a TI como um investimento e não como um gasto?

Seja a sua empresa do ramo de vendas ou uma prestadora de serviços, se você utiliza e depende de meios tecnológicos para manter o seu negócio em funcionamento, a Tecnologia da Informação não deve ser vista como um custo, mas sim, como um investimento e, ter uma equipe de TI especializada para suportar e manter o seu parque tecnológico em pleno funcionamento faz-se de extrema importância.

Neste texto, você encontrará 5 tópicos sobre os impactos positivos que um parceiro de TI pode trazer para o seu negócio.

1 - Manutenção da Infraestrutura

Os servidores, as estações de trabalho, os bancos de dados e a própria rede de uma empresa são recursos que estão, sem sombra de dúvidas, susceptíveis a falhas. Ter alguém que esteja sempre preocupado em evitar que essas falhas aconteçam e que, no caso de incidentes, possa atuar rapidamente para mitigar e resolver o problema é de suma importância.

Um parceiro de TI será responsável por corrigir problemas de infraestrutura, identificar equipamentos que precisam ser reparados ou substituídos, configurar políticas de segurança na rede e criar planos de backups para recuperação de seus dados em caso de possíveis perdas.

2 - Disponibilidade e confiabilidade dos seus serviços

A disponibilidade é um termo que indica que o serviço prestado pela sua empresa está operacional. Já a confiabilidade indica, por exemplo, a probabilidade de este serviço estar disponível. Agora, se o serviço prestado pela sua empresa depende de meios tecnológicos para se manter, logo, a qualidade do seu negócio está diretamente ligada à qualidade do seu ambiente tecnológico.

Por meio do monitoramento dos ativos de rede, da observabilidade da saúde das aplicações, da atualização de ferramentas e sistemas e da aplicação de patches de segurança, o seu parceiro de TI irá aumentar a disponibilidade do seu serviço e, consequentemente, estará ampliando o seu nível de confiabilidade.

3 - Segurança da Informação

Segurança é um fator de grande preocupação em qualquer ramo e na Tecnologia da Informação não deve ser diferente. Com a expansão da utilização de serviços tecnológicos cada vez mais evidente, diferentes formas de ataques cibernéticos nascem todos os dias.

Esses ataques cibernéticos geralmente exploram brechas de seguranças em redes, aplicações ou sistemas operacionais. Além disso, criminosos cibernéticos exploram até mesmo a falta de conhecimento de usuários para ludibriá-los e roubar dados por meio de phishing, por exemplo. Será que a sua empresa está protegida contra tais tipos de ameaças?

Assim como investimos em planos para nos precaver de possíveis ameaças à nossa saúde, faz-se importante investir em serviços que garantam que o ambiente de TI da sua empresa esteja seguro contra possíveis ataques cibernéticos, concorda?

Um parceiro especializado em TI pode fazer isso de diversas maneiras, por exemplo, monitorando e aplicando patches de segurança nos sistemas operacionais sempre que necessário, instalando e gerenciando softwares de antivírus, configurando e fechando portas desnecessárias no firewall, criando restrições de acesso à sua rede interna, além de orientar usuários quanto ao uso dos sistemas e aos cuidados com as caixas de e-mail.

4 - Suporte técnico

Uma das atividades mais importantes que um parceiro de TI irá desempenhar em sua empresa é o suporte técnico. Seja para instalar ou atualizar programas, configurar impressoras na rede ou solucionar problemas técnicos com equipamentos, ter alguém disponível para atender e prestar aquele socorro quando necessário é algo muito importante.

É comum que colaboradores, durante o expediente de trabalho, passem por pequenos ou grandes problemas técnicos que os impeçam de continuar desempenhando o trabalho ou, pelo menos, atrasem o trabalho.

Se a sua empresa possui um parceiro de TI para te ajudar nesses momentos, este tipo de situação será mitigada e, em caso de defeitos em máquinas e outros equipamentos, o colaborador poderá voltar a trabalhar rapidamente com a ajuda de um técnico de TI.

5 - Apoio em tomadas de decisão

Tendo um negócio que opera com o apoio de recursos tecnológicos, é normal que algumas decisões estratégicas da empresa precisem levar a tecnologia em conta.

Por exemplo, se a sua empresa possui um site hospedado em um cluster de servidores e deseja aumentar a capacidade de acessos simultâneos a ele para aumentar o número de vendas em determinada parte do dia ou em ocasiões como vésperas de Dia das Mães e Natal, você vai precisar de contar com a ajuda de profissionais especializados em TI.

Estes profissionais, por possuírem conhecimento e experiência, poderão sugerir a melhor solução à custo benefício de acordo com a necessidade que a ocasião exija.

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A Netscanner é uma empresa especializada em Tecnologia da Informação, desde 2006 com atuação no mercado, ajudando seus clientes a manter um ambiente de TI bem gerenciado e monitorado e disponibilizando um atendimento técnico personalizado com o foco em levar todos os benefícios que um parceiro de TI deve proporcionar. Tudo visando principalmente a qualidade, a rapidez e o melhor custo/benefício para as necessidades de seus clientes.

Seja você um profissional de nível técnico ou estratégico dentro da sua organização, venha conhecer a Netscanner! Te convidamos a acessar o nosso site , onde você poderá conhecer a história e a trajetória da empresa, os serviços prestados e formas de contato com a nossa equipe.