Não Venda suas Informações

A tecnologia muda a todo momento, fazendo com o que a troca de aparelhos por outros mais novos sejam mais rápidas, aumentando muito a venda de smartphones, tablets, computadores e notebooks usados.

A empresa de cibersegurança Kaspersky, fez uma pesquisa e constatou que 90% dos aparelhos são repassados ainda contendo informações confidenciais do antigo dono, sem a segurança adequada.

Foram analisados diversos dispositivos, e mídias de armazenamento, entre cartões de memória e discos rígidos dos aparelhos. Em 90% foram encontrados dados abandonados entre eles, 16% permitiam o acesso imediato a essas informações.
Foram encontradas informações mais “simples”, como calendários e anotações de reuniões, fotos e vídeos pessoais, documentos fiscais, informações bancárias, credenciais de login e dados médicos.

Não tão “simples” assim, concorda?

Em 74% dos aparelhos, a Kaspersky utilizou um método para recuperar arquivos em mídias de armazenamento, fazendo um esculpimento de arquivos para extrair os dados.

Apagar os dados e formatar o disco não é suficiente, pois uma pessoa com conhecimento da tecnologia poderá recuperar essas informações.

O hábito da criptografia é muito importante, pois nossos aparelhos podem ser roubados, perdidos e vendidos, e mesmo que alguém consiga ter acesso ao equipamento, esta tecnologia garantirá a segurança dos dados.

Para repassar um aparelho com segurança, certifique-se que a área em que os arquivos são armazenados seja sobrescrita, assim novos arquivos irão tomar o lugar de arquivos antigos já apagados, impedindo a recuperação.

O próprio Windows tem uma ferramenta de remoção de dados interna, o Clipher, utilizado para criptografia, que consegue excluir arquivos e torna-los inutilizáveis.

A troca de aparelhos acontecem sempre e precisamos tomar o devido cuidado, ainda mais quando o mesmo contém informações muito importantes que possam nos prejudicar de alguma forma.

A ideia dessa pesquisa não é gerar medo, mas sim alertar as pessoas sobre a necessidade de responsabilidade com os dados pessoais.

Faça Contato com um Consultor

Cuide do seu Negócio e deixe que a Netscanner administre sua TI. Preencha as informações abaixo para receber o contato de um dos nossos consultores.