Vazamento

Mais de 200 milhões de brasileiros, entre pessoas vivas e mortas, foram atingidos por um megavazamento.

A empresa de cibersegurança Syhunt, emitiu um relatório detalhando a operação e divulgando o ocorrido.

Segundo o relatório, fotos dos documentos e dados pessoais foram comercializados por 2 cibercriminosos.

Os mesmos disponibilizaram em um fórum online uma amostra grátis com cerca de 2,5 milhões de vítimas.

Os golpistas estão vendendo dois pacotes, onde um contém 13 mil fotos e documentos, incluindo números de cartões de crédito e o outro contém nomes das mães de mais de 200 milhões de pessoas.

A origem das fotos e o ano não foi revelado, mas como amostra uma foto foi fornecida, nela há uma pessoa segurando sua carteira de identidade junto ao rosto.

Acredita-se que provavelmente uma parte do vazamento tenha vindo de algum tipo de autenticação de algum aplicativo que exigia foto com o documento para o cadastro inicial, como de bancos ou para emissões de certificados digitais.

O pacote com 37,7GB além dos nomes das mães, inclui nome completo, data de nascimento, gênero e endereço residencial completo.

Alguns desses dados já estavam presentes em vazamentos anteriores, com exceção dos nomes das mães.

Esse dado é extremamente valioso, especialmente por ser usado como chave para as etapas de validação de serviços online.

Tomem cuidado com ligações, e-mails ou mensagens solicitando seus dados, mesmo que as mesmas lhe forneçam alguns dados sobre você para gerar confiança.

Como medida de segurança suspeite sempre e verifiquem a situação antes de fornecer qualquer informação.

Faça Contato com um Consultor

Cuide do seu Negócio e deixe que a Netscanner administre sua TI. Preencha as informações abaixo para receber o contato de um dos nossos consultores.