Pegasus

Pegasus é um software criado pela empresa de cibersegurança NSO Group, feito para invadir celulares e espionar pessoas.

Tem como função monitorar remotamente as comunicações, mensagens, voz, vídeo e localização GPS, burlando até aplicativos de mensagem que utilizam criptografia.

O ataque geralmente é feito por um link em mensagens SMS ou aplicativos, bastando um clique para ser ativado.

Geralmente a instalação depende da ação do usuário, mas a companhia tem desenvolvido métodos “zero clique”, ativando o malware sem qualquer ação da vítima.

O Pegasus foi projetado para driblar as proteções de celulares Android e até mesmo iPhones, deixando poucos vestígios de seu ataque.

Não há soluções imediatas para se proteger ou barrar estes ataques, por ser um software muito sofisticado, considerado um dos programas de espionagem mais completos e avançados disponíveis.

A Apple em resposta disse aprimorar constantemente a segurança dos seus dispositivos, além de recompensar todos os anos com milhões a quem encontrar brechas em seus sistemas, reafirmando que possuem o sistema mais seguro do mercado.

O NSO Group criador do software afirma que o mesmo é somente comercializado para agências governamentais aprovadas, e é utilizado em tese somente para perseguir terroristas e grandes criminosos, afirmando também que não tem acesso aos dados de seus clientes.

“Assim como muitas coisas do mundo moderno, o mal não está na tecnologia, mas na maneira como ela é usada.”

Apesar de assustador, o software é um programa muito caro, o que torna seu uso bastante restrito, sendo pouco provável que usuários comuns sejam infectados.

Gostou deste conteúdo? Siga nossa página e não perca nossas dicas, notícias sobre tecnologia e segurança.

Faça Contato com um Consultor

Cuide do seu Negócio e deixe que a Netscanner administre sua TI. Preencha as informações abaixo para receber o contato de um dos nossos consultores.