Gravando

A empresa Kaspersky fez um estudo global sobre “Riscos de cibersegurança para o consumidor”, constatou que cerca de 15% dos usuários brasileiros sempre permitem que aplicativos e serviços acessem o microfone e câmera do computador.

O nível de consciência dos riscos é grande, revelando que 70% dos brasileiros se preocupam se estão sendo espionados pela webcam.

Com a situação atual em que estamos vivendo, a tecnologia tem ajudado mais ainda as pessoas em reuniões de trabalho, a manter conversas com amigos e a ter acesso a programas de entretenimento.

Sendo assim a variedade de apps e serviços que solicitam o acesso à microfones e câmeras aumentaram.

Um aplicativo de chamada de vídeo faz total sentido em solicitar o acesso a câmera, por exemplo, mas tomem cuidado com outros tipos de aplicativos que solicitam este acesso sem a necessidade.

A pesquisa informa que usuários tomaram medidas preventivas como tampar a câmera com um pedaço de fita ou tampas próprias vendias para este fim.

Mesmo com estas medidas, é muito útil ter um antivírus, pois eles utilizam ferramentas de privacidade que alertam quando algum aplicativo utiliza a Webcam.

Mas a medida mais sensata a se fazer ainda é verificar as permissões dos aplicativos antes de autorizar o acesso.

Sempre é bom também verificar as configurações de privacidade de plataformas e redes sociais que utilizam a câmera, que são praticamente todas elas.

Não precisamos ter neura de pensar que tem alguém sempre nos vigiando, mas é bem melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Então tomem cuidado com as permissões que nós mesmos concedemos.

Faça Contato com um Consultor

Cuide do seu Negócio e deixe que a Netscanner administre sua TI. Preencha as informações abaixo para receber o contato de um dos nossos consultores.