Ameaça Bluetooth

A tecnologia Bluetooth foi uma revolução no campo da comunicação sem fio, criada em 1990, permitindo a transferência rápida de arquivos por radiofrequência.

Como todas as tecnologias, essa também não é imune a vulnerabilidades.
Especialistas da Check Point, empresa de segurança, o Bluetooth, por estar disponível em um alto número de computadores, esta suscetível a graves ameaças cibernéticas, mesmo com a encriptação de dados.

Vários são os perigos relacionados à tecnologia, um dos mais comuns, segundo a Check Point é o Bias (Bluetooth Impersonation Attacks), onde o cibercriminoso faz um tipo de investida para se passar por um usuário de um dispositivo e se conectar a outro e lançar um ataque.

O roubo de dados e espionagem também são ameaças, nesta categoria de golpe, um invasor intercepta uma transmissão Bluetooth e explora falhas de segurança em equipamentos com versões mais antigas, possibilitando acessar informações armazenadas e ouvir uma conversa através do celular, sem que a vítima perceba.

Há outras técnicas como o Bluebugging, onde o atacante acessa o celular ou dispositivo por meio do Bluetooth para criar um backdoor e controlar remotamente.

Já o Bluesnarfing é um tipo de ataque em que o criminoso, utiliza da conexão ativa do dispositivo da vítima para acessar dados pessoais como calendários e arquivos de mídia.
Para se manter seguro a melhor estratégia de prevenção contra esses tipos de ameaças é manter a funcionalidade desativada quando não estiver sendo utilizada.

Outra forma muito importante é sempre manter o sistema operacional atualizado, pois as atualizações recebem melhorias na segurança e patches de proteção contra vulnerabilidades já conhecidas pelo sistema.

Faça Contato com um Consultor

Cuide do seu Negócio e deixe que a Netscanner administre sua TI. Preencha as informações abaixo para receber o contato de um dos nossos consultores.