7 Passos simples para aumentar a segurança do backup em seu ambiente de TI.

Tudo o que você precisa saber sobre Backup dos seus servidores.EVITE PREOCUPAÇÕES E NOITES DE SONO MAL DORMIDAS POR CAUSA DE PERDA DE DADOS EM SUA EMPRESA.

Imagine que você está dormindo tranquilamente em sua casa, ou melhor, em um hotel durante uma viagem de férias. De repente, você recebe um telefonema de um colaborador ou sócio da sua empresa dizendo que houve um problema de hardware em um dos seus servidores e todos os dados que estavam lá foram perdidos. Para piorar, o servidor em questão é nada mais nada menos do que a máquina onde está hospedado um banco de dados com tabelas contendo cadastros de clientes, registros de compras, estoque e outras informações importantes.

Porém, há mais um agravante, o pior de todos, você não tinha uma redundância para esse servidor e também não tinha uma política de backup implementada ou, apesar de estar implementada, não estava funcionando.

Esta seria uma situação bastante desagradável, concorda?

Se você tem uma empresa, já deve imaginar a dor de cabeça e os prejuízos financeiros que um acontecimento desse poderia trazer, não é mesmo?

A boa notícia, é que existem diversas formas de você implementar políticas que possibilitem que seus dados estejam protegidos e que haja maneiras rápidas de você recuperá-los em caso de perdas, sejam elas acidentais, por falha de hardware, software ou até mesmo causadas por vírus e ou malwares.

Neste ebook, você irá conhecer 7 maneiras simples para aumentar a segurança dos seus dados por meio de uma boa política de backup.

1 - TENHA UMA BOA POLÍTICA DE BACKUP

Este conselho pode parecer óbvio, mas acredite, o óbvio precisa ser dito, principalmente quando falamos de coisas tão importantes hoje, que são os nossos dados e informações. Ter uma política de cópias de segurança implementada em seu ambiente de TI é um dos principais cuidados que você precisa ter.

Em caso de falhas de hardware, ataques cibernéticos, corrupção de arquivos ou qualquer outro problema que provoque uma perda de dados, você poderá recuperar as informações por meio do processo de restauração de um backup realizado recentemente.

Este backup pode ser realizado localmente em fitas de backup, HDs externos, NAS Storage e em outras soluções, sendo que a mais recomendada é o backup em nuvem.

2 - TENHA UM CONTROLE DE RESTRIÇÃO DE ACESSO EM SUA REDE

É muito importante possuir uma política de restrição de acesso aos documentos do seu servidor de arquivos. Imagine que você tenha uma pasta no servidor com o nome “Departamentos” e, dentro desta pasta, existam as subpastas “Financeiro”, “Jurídico”, “RH”, “Compras”, “Marketing”, etc. Talvez não faça sentido que um colaborador do time de marketing tenha acesso aos arquivos do setor jurídico ou RH, por exemplo. Neste caso, pode ser importante implementar uma política de restrição de acessos, onde, cada usuário só tenha permissão para abrir e ou editar documentos aos quais ele efetivamente irá precisar para trabalhar.

Este tipo de política pode evitar exclusões acidentais de arquivos e garantir a privacidade das informações.

3 - GARANTA QUE O BACKUP DAS INFORMAÇÕES QUE MAIS “DOEM” ESTEJA EM UM LOCAL DE FÁCIL RECUPERAÇÃO.

É recomendável que o seu backup não esteja no mesmo espaço físico dos dados originais. Porém, é importante também pensar na velocidade a qual você gostaria de ter as suas informações de volta em caso de perdas. Uma das formas de backup mais seguras, se não a mais segura, é o backup em nuvem.

No entanto, pelo fato de estar na nuvem, a velocidade de recuperação completa do backup irá depender da quantidade de arquivos, do tamanho deles e principalmente da qualidade da conexão de internet da sua empresa.

Sendo assim, além de se ter um backup armazenado na nuvem, pode ser interessante possuir também um backup local, em fita, em um servidor NAS ou até mesmo em um HD externo de qualidade. Ou seja, é importante ter um backup local por conta da velocidade de recuperação e, é recomendável possuir um backup em nuvem pela maior segurança.

4 - VALIDE E TESTE O SEU PROCESSO DE BACKUP

Você concorda que de nada adianta você implementar uma política de backup e não ter certeza se ela irá funcionar como deve?

Para isto, faz-se importante realizar, periodicamente, uma validação das suas cópias de segurança, por exemplo, fazendo uma restauração do backup dos seus arquivos ou banco de dados em um servidor de testes.

Assim, você poderá entender como essa restauração vai ser executada, quanto tempo levará e se realmente terá sucesso, caso você precise realizar esta restauração de verdade algum dia.

5 - PROTEJA A SUA REDE DE ACESSOS EXTERNOS INDEVIDOS

É essencial que tudo da sua empresa que não precisa ser acessado externamente, esteja protegido por uma política de acesso e regras de firewall.

Não faz sentido e é até mesmo perigoso, que pessoas externas à sua organização consigam digitar um endereço no navegador ou na barra de pesquisa do computador delas e ter acesso aos sistemas internos e arquivos da sua empresa.

É importante que haja regras de firewall que não permitam que o que precisa ser apenas interno, esteja exposto para a internet.

6 - ANTIVÍRUS, ELES CONTINUAM IMPORTANTES!

É muito importante que, em seus servidores e nos computadores dos colaboradores existam softwares antivírus.

Uma vez instalados no computador, eles ficam constantemente monitorando os arquivos e processos da máquina, identificando e removendo possíveis ameaças como vírus e outros malwares.

7 - UTILIZE UM COFRE DE SENHAS

É comum que algumas pessoas e empresas guardem as suas senhas anotadas em blocos de notas ou planilhas, porém, essa é uma prática muito perigosa, pois, caso alguém que não deveria ter acesso a essas senhas, consiga abrir essas notas ou planilhas, poderá causar grandes estragos em seu ambiente de TI.

Hoje existem programas conhecidos como cofres de senhas. Há alguns que podem ser instalados localmente e também há serviços online que oferecem essa solução.

Um cofre de senhas é um repositório onde você pode guardar as suas senhas, sendo que elas ficam protegidas por criptografia e só são acessíveis por meio de uma outra senha combinada com uma chave de segurança que apenas você tenha acesso.

Esse tipo de serviço oferece mais segurança pois, para alguém não autorizado poder conseguir as suas senhas, ele precisará saber o seu login e senha da ferramenta, além da chave de segurança. Se você não expor esta chave, dificilmente terá as senhas vazadas.

Com esses 7 passos simples, queremos garantir que tenha uma melhor segurança em seu ambiente de TI.Estes são alguns dos passos que seguimos há mais de 15 anos no mercado, em segmentos de diversos tipos e tamanhos, da Pequena a Grande empresa.

Netscanner está sempre atenta às inovações do mercado, desenvolvendo soluções que resultam em melhores resultados na evolução de seus clientes.

Nossa empresa é composta por um time de mais de 30 especialistas capacitados para trabalhar junto a você a fim de garantir a segurança do seu Backup e ambiente de TI.