7 Passos para evitar perder seus arquivos

7 Passos para evitar perder seus arquivosJá imaginou que dor de cabeça seria perder todo o seu trabalho, os seus documentos, planilhas e outros arquivos importantes para você e para a sua empresa?

Uma perda de arquivos importantes pode trazer verdadeiros transtornos e danos extremamente desagradáveis até mesmo para a reputação da organização, podendo inclusive trazer prejuízos financeiros.

Sendo assim, é muito importante tomar medidas para garantir que os seus dados estejam seguros e que haja uma forma rápida de recuperação em caso de problemas.

Neste ebook, você irá aprender 7 maneiras de evitar a perda de seus dados e manter as suas informações seguras.

Vamos lá!

1 - FAÇA O BACKUP DOS SEUS ARQUIVOS

Um backup é uma cópia de segurança e deve ser armazenada em um local diferente de onde os arquivos são originalmente armazenados.

Por exemplo, se você tem um servidor de arquivos onde estão guardados os dados importantes da empresa, o ideal é que haja uma cópia integral e atualizada desses dados mantidos em um outro local, como um outro servidor ou um serviço de armazenamento em nuvem, por exemplo.

O backup te trará mais segurança pois você terá como recuperar as suas informações em caso de uma perda acidental.

2 - TENHA O BACKUP ARMAZENADO EM MAIS DE UM LOCAL

Ter o backup armazenado em mais de um local trará maior segurança e confiabilidade, pois você terá mais opções de recuperação.

Você pode ter, por exemplo, seus arquivos guardados em um outro servidor local da empresa, em fitas de backup e também em um serviço de computação em nuvem.

3 - EVITE A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS PIRATEADOS

A utilização de produtos pirateados pode ser uma porta de entrada para vírus, malwares e outros riscos de segurança para a sua empresa. Isso porque esses produtos podem não ter sido devidamente testados por quem os desenvolveu e possuírem brechas de segurança.

Além disso, é comum que ao realizar o download de softwares pirateados, alguns arquivos nocivos, como vírus e malwares, venham junto com o programa, sem que você perceba.

4 - UTILIZE SENHAS FORTES E AS GERENCIE POR MEIO DE UM COFRE DE SENHAS

Aposto que você já teve uma senha 123456, algo com seu nome ou uma senha única para várias contas, não é?

Quando falamos de segurança de dados, precisamos sempre pensar em tornar os nossos documentos e informações seguros.

E, para isso, a senha precisa ser forte, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais, e ter entre 8 e 12 caracteres.

Além disso, é importante que você guarde suas senhas em locais seguros, onde todo o sistema é criptografado e a chance de se ter vazamentos de senhas seja mínima.

Um exemplo é armazenar estas senhas em um cofre de senhas.

Há diversos serviços de cofre de senhas disponíveis no mercado e com diversos preços.

5 - UTILIZE EQUIPAMENTOS DE ARMAZENAMENTO CONFIÁVEIS

Não basta só ter senhas fortes, é necessário alocar seus documentos em dispositivos seguros.

Pode ser perigoso você possuir um backup dos seus arquivos mantendo-os guardados em um dispositivo que não seja confiável, de marcas sem procedência e preços suspeitos (baratos demais).

É uma falsa segurança que seus arquivos estão armazenados em um segundo local, já que a qualquer hora o dispositivo pode parar de funcionar.

Abaixo, seguem algumas marcas que recomendamos para conseguir escolher bem um dispositivo de armazenamento, como por exemplo um HD externo:

  • WD Western
  • Seagate
  • Samsung

6 - TENHA UM ANTIVÍRUS / MALWARE

Nossos computadores estão quase sempre conectados à internet.

Diariamente realizamos downloads, abrimos emails, conectamos pendrives para transferir arquivos e, em algum momento, mesmo que tomemos todo o cuidado, é possível que um vírus ou malware acabe encontrando uma brecha e infectando nossos computadores, não é mesmo?

Quantas vezes você já percebeu alguma lentidão em seu computador e, no final, o técnico em informática identificou alguns arquivos maliciosos na sua máquina e você nem sabia que estavam lá?

Para ajudar a evitar esse tipo de situação existem os programas de antivírus, que são softwares que, uma vez instalados no computador, ficam constantemente monitorando os arquivos e processos da máquina, identificando e removendo possíveis ameaças.

7 - TENHA CONTROLE DE QUEM TEM ACESSO ÀS SUAS INFORMAÇÕES

Um erro comum cometido por alguns usuários é deixar contas e acessos salvos em vários computadores. Você trabalha em um computador e, de repente, precisa trocá-lo, mas todas suas senhas ficaram no seu antigo computador, seja com a sessão salva no navegador ou anotadas em um bloco de notas na área de trabalho.

É sempre importante ter em mente que, em um mundo onde dados e informações são tão valiosos, a única pessoa que deve ter acesso às suas senhas é você e, ter um     controle de quem pode acessar determinadas informações é essencial.

Outra prática essencial é possuir uma   política de acesso a determinados arquivos e pastas do servidor da empresa.

Por exemplo, talvez não seja necessário que os colaboradores do setor marketing tenham acesso aos arquivos do setor de financeiro.

Uma restrição como essa ajuda até mesmo a evitar uma atualização ou exclusão acidental de arquivos.

Gostou de conhecer algumas das principais maneiras de evitar a perda de informações valiosas para você e para a sua organização?Aproveite e descubra as soluções que a Netscanner pode te oferecer!

Gostou de conhecer algumas das principais maneiras de evitar a perda de informações valiosas para você e para a sua organização?Aproveite e descubra as soluções que a Netscanner pode te oferecer!